NOTÍCIAS

Praia de Stella Maris recebe ações de limpeza

Postado em Geral, 28 de Fevereiro de 2018

A praia de Stella Maris vai receber um banho de conscientização ambiental neste sábado (3). A partir das 7h, um grupo de estudantes e professores do Centro de Ecologia e Conservação Animal (Ecoa), da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), fará a limpeza da areia e coleta de resíduos do fundo do mar. A iniciativa integra programação da oitava edição do projeto ‘Passando O Rodo nas Praias’, que tem como objetivo alertar a população sobre os riscos que o lixo causa ao meio ambiente.

A ação será dividida em duas etapas. A primeira consiste no recolhimento do macro lixo encontrado na areia, a exemplo de garrafas pets, sacos plásticos, canudos e espetos de churrasco. Já a segunda etapa envolve mergulhadores que farão a retirada de resíduos do fundo do mar, caso a maré esteja favorável na ocasião.

“O lixo possui resíduos químicos que podem contaminar tanto os animais que os ingerem quanto a água do mar. É importante que a população compreenda que a preservação desses ambientes diminui o risco de contaminação, alerta o coordenador do Ecoa e biólogo, Moacir Tinôco. 

Além dessas ações, o Ecoa também fará uma exposição sobre biodiversidade nas áreas de restinga e ambientes costeiros. A programação do evento inclui ainda atividades como soltura de tartaruga marinhas pelo projeto Tamar, coleta de microlixo (lixo microscópico, retirado com auxílio de peneira), campeonato de surf, reciclagem de materiais recolhidos da areia, além de exposições e oficinas com temas ligados ao meio ambiente.

PASSANDO O RODO NAS PRAIAS: É uma realização do Grupo A4 Comunicação. O projeto conta com o a poio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria Cidade Sustentável (SECIS) e Prefeitura de Salvador, Câmara Municipal de Salvador, Suzano Papel e Celulose, Barraca do Lôro e Carla Circenis. Saiba mais em: www.passandoorodonaspraias.com.br