NOTÍCIAS

Confira a Programação no Rodo de Itapuã

Postado em Geral, 01 de Março de 2012

PROGRAMAÇÃO:


1.            PARTICIPAÇÃO DE 100 CRIANÇAS DE PROJETO SOCIAL DE SALVADOR: ARAKETU DE PEITO ABERTO
Sobre o projeto: beneficia 700 jovens de 7 a 17 anos. Promove diversas atividades esportivas como natação, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, na sede da instituição, no bairro de Periperi. Estão aptos a participar do projeto crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas do subúrbio ferroviário de Salvador. O projeto oferece 600 vagas para Salvador e 100 para Feira de Santana, com duração de um ano, e tem como objetivo complementar a atividade escolar de jovens em situação de risco social. O projeto é uma iniciativa do Instituto Araketu e da Oscip federal De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, proponente do projeto junto ao Ministério do Esporte. Apoiam o projeto o ex-goleiro da Seleção Brasileira, Dida, o atacante Júnior, do Bahia, Edvaldo Valério, medalhista olímpico da natação em Sidney e Larissa Luz, cantora do Araketu.


2.            MOBILIÁRIO PNEUS
Sobre o mobiliário: móveis (mesas e poltronas) feitas com reaproveitamento de pneus velhos. Fazem parte do acervo do Instituto Arborize, que desenvolve ações sócio-ambientais em prol da qualidade de vida, ecologia e desenvolvimento auto-sustentável de comunidades.


3.            EXPOSIÇÃO DE FOTOS
Sobre a exposição: são placas expositoras com dez fotos exibindo imagens sobre preservação ambiental das praias com legendas explicativas sobre a biodiversidade marinha.
Interação: haverá monitores biólogos e o pessoal do Tamar disponíveis para receber os visitantes e explicar sobre a importância da preservação dos ambientes costeiros e vida marinha.
Créditos para: fotógrafos Gustavo, Francisco Pedro e Banco de Imagens Projeto Tamar.


4.            ATIVIDADE “REMADA ECOLÓGICA”
“Remadores da Folia”, apresentação da remada simbólica com surfistas, mergulhadores e remadores que, percorrem o trecho de três quilômetros entre o Stella Maris e Itapuã recolhendo em suas pranchas os resíduos sólidos que encontrarem. O encerramento da remada é na arena posicionada no Farol de Itapuã, onde haverá a confraternização entre atletas e o público, além da triagem do lixo recolhido.
 

5.            OFICINA DE RECICLAGEM: LIMPURB
Sobre a oficina: oficinas de brinquedos e jogos com material reciclado.

6.            RECREAÇÃO GRUPO DE TEATRO EREOATÁ
 O que vão fazer: atividades recreativas com as crianças usando os personagens da peça de teatro “Nem tudo que cai na rede é peixe”.


 7.           ATIVIDADES DO PROJETO TAMAR
O que vão fazer: exposição com banners informativos, réplica de tartaruga marinha em tamanho real (espécie tartaruga oliva, Lepidochelys olivacea), maquete de nascimento de ninho, dioramas educativos sobre lixo, além do panô, brincadeira que aborda as diferentes etapas do ciclo de vida das tartarugas marinhas e as diversas ameaças.


8.            APRESENTAÇÃO LUTADORES DE JIU JITSU


9.            APRESENTAÇÃO DE SLACKLINE